FAQ - Perguntas frequentes

1. Como fazer uma parceria com o NEFRI?

Para fazer uma parceria com o NEFRI, basta entrar em contato com a gente pelo email contatonefri@gmail.com ou pelo direct no Instagram, que iremos responder assim que possível. 

 

2.Quais as contrapartidas/ganhos que a parceria vai trazer?

Poderá ajudar na prospecção de novos seguidores, na apresentação de seu trabalho para um público focado em feminismo, relações internacionais e estudos de gênero, além de sua apresentação a outros possíveis parceiros que seguem o núcleo e que já fizeram alguma parceria. As redes sociais do NEFRI estão crescendo cada vez mais, além de estarmos adentrando nas mais diversas plataformas, manter uma parceira duradoura pode ter bastante benefícios para ambos os lados.

 

3. Quais as contribuições?

São possíveis vários formatos de parcerias. O mais comum dentro do NEFRI é a participação em eventos como participantes do debate, além de divulgação mútua dos perfis no Instagram.

 

5. De quais parcerias o NEFRI pode participar?

Aquelas que envolvam Estudos de Gênero, Feminismo e Relações Internacionais, priorizando sempre o respeito.

 

6. Não sei criar artes gráficas, posso participar da comissão de Comunicação e Marketing mesmo assim?

Claro! Na Comissão de Comunicação e Marketing temos várias subdivisões, sendo a criação das artes gráficas uma delas apenas.

 

7. Quais as principais atividades exercidas por Comunicação e Marketing?

Nós cuidamos de todas as redes sociais do núcleo, das parcerias e da manutenção do site.

Ouvidoria

 

1. O que é uma Ouvidoria?

É um mecanismo de auxílio direto de comunicação e interlocução entre cidadãos e os integrantes das instituições às quais se encontra vinculada. Visam promover o exercício da democracia participativa e mediar assuntos pautados pelos Direitos Humanos.

 

2. Qual o papel da Ouvidoria do NEFRI?

A Ouvidoria do NEFRI tem como intuito apoiar a comunidade feminista e servir como uma ponte sólida entre os conflitos delatados e o cenário social e politicamente mais justo pelo qual reivindicamos. Tem como função esclarecer dúvidas sobre o encaminhamento de denúncias a seus respectivos órgãos competentes e existir como um canal de escuta, diálogo e desabafo para expressão de opiniões, elogios, reclamações e para tratar das situações constrangedoras, não igualitárias e por vezes até violentas às quais os usuários (sejam esses participantes ou não do núcleo) possam ter sido submetidos.

 

3. Como entrar em contato com a Ouvidoria?

Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail nefriouvidoria@gmail.com  ou então preenchendo o formulário de denúncia disponível aqui no site.  

 

4. Sobre o que posso falar com a Ouvidoria?

Você pode falar tudo com a ouvidoria: sugestões para a melhoria do Núcleo, críticas, insatisfações, elogios e pedir orientações para como seguir com denúncias.

 

5. A Ouvidoria é responsável pela apuração e investigação de denúncias?

Não, a ouvidoria é apenas responsável por orientar a respeito de como as denúncias devem ser efetuadas e encaminhadas a seus respectivos órgãos competentes. 

 

6. Qual é o prazo para receber resposta?

O prazo para receber resposta da Ouvidoria é no máximo 15 dias corridos podendo se estender por mais 15 dias dependendo da demanda. 

 

5. É possível formular denúncia anônima?

Sim, no nosso site é possível fazer uma denúncia anônima, porém é necessário informar algum e-mail para retornarmos o contato.

 

6. O que a Ouvidoria NÃO faz?
 

A Ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.

 

7. Qualquer pessoa pode registrar uma manifestação na Ouvidoria?

Sim. Qualquer pessoa física, vinculada ou não ao núcleo, pode apresentar suas denúncias, sugestões, elogios e reclamações sobre assuntos relacionados à comunidade feminina de Relações Internacionais e à atuação do NEFRI.

 

8. A Ouvidoria atua com sigilo nos dados e identidade?

Sim. A Ouvidoria resguarda a identidade e os elementos que permitam a identificação da pessoa autora da manifestação e demais informações de acesso restrito constantes no registro.

 

9. É possível acompanhar o andamento da minha solicitação?

Sempre informaremos por e-mail, e geralmente com muita agilidade.

 

10. Qual área será responsável pela condução e verificação das informações enviadas ao Canal de Ouvidoria?

A Comissão de Ouvidoria é a área responsável dentro do NEFRI para lidar e acompanhar as solicitações, denúncias e outros assuntos do Núcleo e da pauta feminista, gerenciando o fluxo de informações na página de contato junto à Comissão Administrativa. Portanto, nos assuntos tangentes à organização interna do núcleo, é conferida à Comissão Administrativa a função de apurar as informações comunicadas. Para assuntos externos, cabe ao órgão ao qual a manifestação deverá ser veiculada a verificação dos fatos, podendo ser esse, por exemplo, o setor administrativo da instituição.

 

11. Quem pode entrar em contato com a Ouvidoria? São somente alunes de Relações Internacionais que podem acessar à Ouvidoria?

A Ouvidoria atende estudantes de todos os cursos, qualquer aluno ou aluna estudantes de Relações Internacionais ou de outro curso de graduação.

 

12. Quem terá acesso às denúncias feitas à Ouvidoria?

Somente a Comissão de Ouvidoria tem acesso às denúncias realizadas, todo processo tem como princípio orientador o sigilo e proteção do reclamante. (Reserva de identidade) 

 

13. A Ouvidoria pode realizar as denúncias formais pelos denunciantes?

Não. A realização de denúncias não é abrangida como competência das ouvidorias. Nesse contexto, acreditamos que o ato trata de uma mobilização pessoal de cuja posição não pretendemos ocupar. No entanto, dispomo-nos para auxiliar e apoiar os denunciantes em suas circunstâncias de dúvida e/ou vulnerabilidade. 

 

14. Posso denunciar vários ocorridos em uma só denúncia?

SIM! Você pode denunciar o que quiser no nosso canal.

 

15. Posso desistir de uma denuncia em andamento? 

Sim, você pode nos contatar novamente informando o numero da sua denúncia e dizendo que desistiu dela.

 

Administrativa

 

1. Quem pode solicitar um certificado?

Os certificados são emitidos para as voluntárias que fizeram parte do Núcleo no mínimo por três meses e assinaram o Termo de Adesão para Voluntariado e o Termo de Responsabilidade.

 

2.  Como posso solicitar meu certificado?

Você pode solicitar seu certificado enviando um email para admnefri@gmail.com. Por oportuno, ressaltamos que toda dúvida e documento devem ser encaminhados somente via email. 

 

3. Como posso solicitar meu desligamento do NEFRI?

Para solicitar seu desligamento, você deve avisar a diretora de sua comissão, e após isso mande email para admnefri@gmail.com para que possamos dar seguimento ao fim da sua experiência e a elaboração do seu certificado. 

 

4. Após quanto depois de ter solicitado o certificado irei recebê-lo?

Pedimos no máximo 15 dias úteis para a elaboração do seu certificado.(levando em consideração que todos os documentos estejam em dia). 

 

5. Onde posso encontrar o regimento interno e estatuto do NEFRI?

Por regra, enviamos no início de sua experiência como voluntária o regimento interno juntamente com os outros documentos importantes para você. Mas caso precise  novamente poderá enviar um email solicitando os documentos em específicos. 

 

Comissão de Estudos e Pesquisa

 

1. Como funciona a Comissão de Estudos e Pesquisa? Este voluntariado pode agregar no meu currículo?

 Todos os voluntariados do Núcleo Estudantil Feminista de Relações Internacionais (NEFRI) podem (e devem!) ser usados como ferramenta para melhorar o seu currículo profissional e/ou acadêmico. Uma vez voluntária da Comissão de Estudos e Pesquisa, você passa a ser pesquisadora voluntária do NEFRI, atividade que pode ser acrescentada ao seu currículo vitae ou lattes.

 

2. Para trabalhar na Comissão de Estudos e Pesquisa, é necessário ter experiência prévia? É preciso ser formada/ ter publicações acadêmicas/ mestrado?

 Ter experiência prévia é um fator que agrega pontos, mas não é um requisito eliminatório. Sendo assim, você poderá se candidatar ao voluntariado em Estudos e Pesquisa mesmo sem ter publicações ou experiência relevante, desde que você goste de escrever sobre as questões de gênero que permeiam o campo das relações internacionais. Atualmente existem voluntárias graduandas, formadas e pós-graduadas, representando um time diverso.

 

3. O que faz a Comissão de Estudos e Pesquisa?      

A Comissão tem como principal função pesquisar e selecionar textos teóricos, notícias, estudos, entre outras formas escritas e faladas que envolvam teoria feminista nas RIs, além de elaborar projetos para o núcleo dando voz a uma nova geração de mulheres internacionalistas. No mais, visamos proporcionar um espaço e lugar de fala seguro para as membras pesquisadoras, incentivando a pluralidade de ideias, democratizando e difundindo estudos de gênero na área.

 

4.    Como saber se Estudos e Pesquisa é a comissão certa pra mim?

Se o seu perfil é mais acadêmico e você busca a oportunidade de redigir textos independentes sob a ótica das teorias feministas nas relações internacionais, esta é a sua Comissão!

Comunicação e mkt

 

1. Como se tornar membra?

O processo seletivo do Núcleo, até o momento, acontece uma vez por ano e essa é a única forma de se tornar membra.

 

2. Como contribuir?

O NEFRI está sempre aberto para contribuições. As membras contribuem em suas próprias comissões enquanto pessoas que não fazem parte diretamente podem mandar sugestões ou sugerirem parcerias através de todas as nossas redes sociais. 

3. Tem movimento físico?

Não. O NEFRI é totalmente virtual. Algumas membras já se encontraram em algumas reuniões presenciais mas, como prezamos pelo contexto nacional, ainda somos em uma maioria virtual. 

 

4. Quem pode participar do núcleo?

O NEFRI é voltado para mulheres estudantes de Relações Internacionais. O que abrange graduação, mestrado e doutorado. 

5. Quantas comissões existem?

Existem 4 comissões. Estudos e Pesquisas; Comunicação e Marketing; Ouvidoria e Administração. 

6. Quanto tempo o NEFRI leva para responder no direct e Facebook?

Tentamos responder o mais rápido possível todas as mensagens mas, estabelecendo um prazo, não demoramos mais que 24 horas para responder.